22 de junho de 2010

Projeto: Casa de Bonecas

.
.
.

UM PRESENTE MUITO ESPECIAL PARA SEUS FILHOS!


Faça a alegria de seus filhos construindo um brinquedo original e muito divertido!
Materiais
  • Martelo

  • Serra tico-tico manual

  • Esquadro

  • Trena

  • Régua

  • Compasso

  • Cola branca

  • Lixas para madeira nº 50, 80 e 100

  • Pregos pequenos (8x8)

  • Dobradiças por metro

  • A madeira utilizada é o pinho 15 mm, compensado de 10 mm e virola de 6 mm. Se desejar, pode-se utilizar outras madeiras, mas leve em consideração o aspecto decorativo para a composição.

Abertura

1) A vantagem principal é que o material possibilita que você mesmo construa o brinquedo, adequando-o às suas necessidades e possibilidades. Para desenvolver o projeto e a construção da casa de bonecas, convidamos o aluno Ronder Christão do curso de marcenaria da Educaplay (0XX11 - 241-3800), em parceria com a rede de lojas Peg & Faça. O destaque maior fica por conta da execução simplificada e acessível.


2) Lixe detalhadamente e inicie a montagem. Fixe as laterais inferiores ao piso inferior. O tamanho da casa pode ser adaptado, conforme sua necessidade. No exemplo, as paredes interiores medem 31cm de altura por 23cm de largura, enquanto o piso mede 23cm de largura por 53cm de comprimento. A união pode ser feita apenas com a cola, mas se preferir, inclua três pregos nos encontros com meia queda de telhado, uma divisória inferior reta e a primeira parte de telhado, todas de pinho. Utilize o compensado para fazer o fundo da casa em duas partes. Desenhe-as na madeira e corte-as com a serra tico-tico. Na foto, o risco e o corte dos detalhes do telhado.


3) Inclua o piso superior (23cm x 53cm) e finalize colocando a placa de compensado (31cm x 53cm) na parte de trás. Nesta etapa formou-se a parte inferior da casa. Para criar dois cômodos, inclua uma divisória de 14 cm de largura por 31cm de altura. A divisória é fixada à placa de compensado e aos pisos, através de cola.


4) Inclua uma tampa na parte inferior da casa. Ela é composta por sarrafos de pinho com espessura de 15mm. Corte dois sarrafos com 5cm de largura por 51cm de comprimento, e outros dois com 5cm de largura por 30cm de altura. Pregue e cole estes sarrafos formando uma moldura. Cole e pregue uma tampa de madeira virola, com espessura de 6mm, na medida necessária.


5) Note que a tampa ficou com a forma de uma bandeja. Na parte frontal da peça cole a porta no centro e duas janelas, uma em cada lado. Cole as janelas simples nas paredes laterais, do lado externo. Se quiser, faça mais janelas e cole-as na parte interna também, exatamente no encontro com as externas.


6) Para instalar a tampa na casa de bonecas, utilize a dobradiça por metro. Tire a medida necessária e corte a dobradiça com uma serra de arco. Passe a lima nas pontas, acertando o corte e evitando que as crianças possam se machucar.

6a) Fixe a dobradiça com parafusos, na medida adequada. Para facilitar a colocação, use uma parafusadeira elétrica Black & Decker. Também é possível incluir um sistema de fecho à porta, para que ela não abra quando for transportada.


7) Procure manter o máximo da realidade na casa. Aqui, inclui-se uma escada, de acesso para o andar superior. Ela é feita por um sarrafo cortado em fatias iguais, que são coladas de forma sobreposta, com diferença de 1 cm de um degrau para o outro. Cole-a na tampa.


8) Na parte superior, inclua quantas divisórias desejar, criando os cômodos. Elas são cortadas tomando como base a queda do telhado. As divisórias medem 14 cm de comprimento por 29 cm de altura, sendo que para o encaixe do telhado, faça um corte diagonal.




Fonte : Faz Fácil

9) Cole e pregue a segunda metade do telhado, que deve ser cortado por último. A medida da peça é 60 cm de comprimento por 15,5 cm de largura. Faça os adereços na parte da frente da peça. Mantenha o mesmo padrão da parte de trás do telhado, fixada anteriormente. Finalize dando acabamento à peça, através de seladora, verniz, cera ou pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário